terça-feira, 15 de setembro de 2009

HISTÓRIA DOS SURDOS ATRAVÉS DOS TEMPOS (parte 2)



OS SURDOS NA IDADE MODERNA


“Foi na Idade Moderna que se distinguiu, pela primeira vez, surdez de mudez. A expressão
surdo-mudo, deixou de ser a designação do Surdo”


Na época moderna, ou Idade Moderna, quando o Renascimento busca resgatar os princípios que a Idade Média destruiu, a visão humanista que esse período apresenta viabiliza a libertação, em certo sentido, da pessoa surda. Antes eles eram vistos como seres castigados pelos deuses, e agora são pessoas que têm o direito a uma cidadania através da educação e socialização. Eram condenados à fogueira, agora são socializados. Não resta dúvida de que aconteceu uma mudança considerável nessa visão moderna, mas não se pode esquecer que o surdo ainda continua a sofrer por causa da sua cultura, que não foi aceita de maneira integral pelos teóricos desse período.


Antes o surdo não era considerado uma pessoa, agora existe a possibilidade de ele se tornar uma, desde o momento em que se transforme em um “ouvinte”, seja através da sua língua de sinais ou não. Vejamos alguns alguns teóricos desta época, seus pensamentos e práticas sobre as culturas surdas. Antes desse período, não há relato de ninguém que tenha se interessado pela causa dos surdos e isso certamente está ligado à visão renascentista predominante. Algo interessante que precisa ser frisado é que a história dos surdos, a partir deste período, sempre esteve vinculada à educção. A maioria dos livros que fala sobre os surdos e sua história segue a linha da pedagogia, ou seja, da ação educacional realizada com essas pessoas.


Um breve histórico dos principais teóricos:


a) PEDRO PONCE DE LEÓN
Pedro Ponce de León inicia, mundialmente, a história dos Surdos, tal como a conhecemos hoje em
dia. Para além de fundar uma escola para Surdos, em Madrid, ele dedicou grande parte da sua vida a ensinar os filhos Surdos, de pessoas nobres, nobres esses que de bom grado lhe encarregavam os filhos, para que pudessem ter privilégios perante a lei (assim, a preocupação geral em educar os Surdos, na época, era tão somente econômica). León desenvolveu um alfabeto manual, que ajudava os Surdos a soletrar as palavras (há quem defenda a ideia de que esse alfabeto manual foi baseado nos gestos criados por monges, que comunicavam entre si desta maneira pelo facto de terem feito voto de silêncio). Nesta época era costume que as crianças que recebiam este tipo de educação e tratamento fossem filhas de pessoas que tinham uma situação económica boa. As demais eram colocadas em asilos com pessoas das mais diversas origens e problemas, pois não se acreditava que pudessem se desenvolver em função da sua "anormalidade".


b ) JUAN PABLO BONET , aproveitando o trabalho iniciado por León, foi estudioso dos Surdos e
seu educador. Escreveu sobre as maneiras de ensinar os Surdos a ler e a falar, por meio do alfabeto manual. Bonet proibia o uso da língua gestual, optando o método oral.


c ) JOHN BULWER , médico inglês, acreditava que a língua gestual deveria possuir um lugar de
destaque, na educação para os Surdos; foi o primeiro a desenvolver um método para comunicar com os Surdos. Publicou vários livros, que realçam o uso de gestos.


d ) JOHN WALLIS (1616-1703), educador de Surdos e estudioso da surdez, depois de tentara
ensinar vários Surdos a falar, desistiu desse método de ensino, dedicando-se mais ao ensino da
escrita. Usava gestos, no seu ensino.


e ) KONRAH AMMAN , foi defensor da leitura labial, já que considerava que a fala era uma dádiva de Deus que fazia com que a pessoa fosse humana (não considerava os Surdos que não falavam como humanos). Amman não fazia uso da língua gestual, pois acreditava que os gestos atrofiavam a mente, embora os usasse como método de ensino, para atingir a oralidade.


f) CHARLES MICHEL DE L`ÉPÉE nascido em 1712, ensinava, numa primeira fase, os Surdos, por motivos religiosos. Muitos o consideram criador da língua gestual. Embora saibamos que a mesma já existia antes dele, L'Épée reconheceu que essa língua realmente existia e que se desenvolvia (embora a não considerasse uma língua com gramática). Os seus principais contributos foram:
• criação do Instituto Nacional de Surdos-Mudos, em Paris (primeira escola de Surdos do mundo);
• reconhecimento do Surdo como ser humano, por reconhecer a sua língua;
• adopção do método de educação colectiva;
• reconhecimento de que ensinar o Surdo a falar seria perda de tempo, antes que se devia ensinar-lhe a língua gestual.


g ) JACOB RODRIGUES PEREIRA , educador de Surdos que usava gestos mas sempre defendeu
a oralização dos Surdos. Nunca publicou nenhum dos seus estudos.


h) THOMAS BRAIDWOOD, fundou uma escola de Surdos, em Edimburgo (a primeira escola de
correcção da fala da Europa).

i) SAMUEL HEINICKE, ensinou vários Surdos a falar, criando e definindo o método hoje
conhecido como Oralismo.

j ) R OCH-AMBROISE CUCURRON SICARD foi um abade francês, famoso pelo seu trabalho
como educador de Surdos; Sicard fundou a escola de Surdos de Bordéus, em 1782, posteriormente sucedeu a L'Épée, como director do instituto criado pelo mesmo, também apoiou a criação de vários institutos de surdos em todo o país.

k ) PIERRE DESLOGES , francês, tornou-se surdo aos 7 anos, devido à varíola, foi defensor da
língua gestual, tendo sido autor do primeiro livro publicado por um surdo, onde revelava a sua
indignação contra as ideias do Abade Deschamps, que havia publicado um livro que criticava a
língua gestual. Desloges, a esse respeito, declarou o seguinte: ”Tal como o francês vê a sua língua
desvirtuada por um alemão que apenas conhece algumas palavras da língua francesa, penso que
devo defender a minha língua contra as acusações falsas deste autor”. Desloges, em seu livro, defende a ideia de que a língua gestual (Antiga Língua Gestual Francesa) já existia, mesmo antes do aparecimento das primeiras escolas de surdos, como criação dos surdos e sua língua natural.

l) JEAN ITARD, primeiro médico a interessar-se pelo estudo da surdez e das deficiências auditivas, usava os seguintes métodos nas suas pesquisas: cargas eléctricas, sangramentos, perfuração de tímpanos, entre outras.

m) JEAN MASSIEU foi um dos primeiros professores surdos do mundo.


n) LAURENT CLERC, surdo francês, educador, acompanhou Thomas Hopkins Gallaudet,
educador ouvinte, aos EUA, onde abriram uma escola para surdos, em Abril de 1817, a Escola de
Hartford. Gallaudet instituiu nessa escola a Língua Gestual Americana, passou ainda a seu usado o inglês escrito e o alfabeto manual. Em 1830, quando Gallaudet se reformou, já existiam nos Estados Unidos cerca de 30 escolas para surdos.

o) EDWARD MINER GALLAUDEt, filho de Thomas Gallaudet e também educador de surdos,
lutou pela elevação do estatuto do Instituto de Colúmbia a colégio. Esse colégio deu origem, em
1857, à Universidade Gallaudet, onde foi presidente por 40 anos.

p) HELLEN KELLER, na Alemanha. Hellen ficou cega e surda aos 19 meses de idade, por causa
de uma doença. Aos 7 anos Hellen havia criado cerca de 60 gestos para se comunicar com os
familiares. Anne Sulivan, a professora de Hellen, isolou-a do resto da família, conseguindo assim
disciplinar e ensinar Hellen. Sullivan ensina a Hellen usando o método de Tadona, que consiste em tocar os lábios e a garganta da pessoa que fala, sendo isso combinado com dactilologia na palma da mão. Hellen aprendeu a ler inglês, francês, alemão, grego e latim, através do braile. Aos 24 anos formou-se, em Radcliffe.

Nesse ínterim do desenvolvimento histórico, Alexander Graham Bell, cientista estadunidense,
trabalhava na oralização dos surdos. Casou com uma surda, Mabel. Bell era grande defensor do
oralismo e opunha-se à língua gestual e às comunidades de surdos, uma vez que as considerava
como um perigo contra a sociedade. Assim sendo, Bell defendia que os surdos não deveriam poder casar entre si e deveriam obrigatoriamente frequentar escolas normais, regulares. No entanto, em 1887 Bell, no Congresso de Milão, admitiu que os surdos deveriam ser oralizados durante um ano, mas se isso não resultasse, então poderiam ser expostos à língua gestual. Aqui então, a história dos surdos chegam ao seu climax. Esta luta entre o oralismo e a língua gestual continua até aos nossos dias.

Um comentário:

  1. vamos levantar uma bandeira nacional a favor dos surdos e mudos, com o tema " O SILENCIO DOS ESCLUIDOS " me envie a lei sancionada pelo presidente que apartir de 2010 nenhum deficiente surdo vlote da sala de aula.

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